A abreviatura OTR significa “Off the Road” ou pneus Fora de Estrada, que são feitos especificamente para atuar em terrenos anormais e duros.
Esses pneus são atribuídos ao transporte em terrenos profundamente irregulares, como aqueles encontrados em mineradoras e grandes obras de construção civil. Os pneus fora de estrada, também conhecidos como OTR, são próprios para trilhas e totalmente preparados para qualquer tipo de erosão, inclinações e variados graus, decidas, subidas entre outros. Esse pneu é reconhecido pelas inúmeras características físicas como a largura e altura, tipo e profundidade de banda de rodagem, desempenho em campo como flutuação e tração, estabilidade, resistência e dirigibilidade. Como pneu fora de estrada está em contato direto com a lama é recomendada a utilização de sulcos mais profundos, tendo assim mais facilidade de remover a lama do pneu durante o percurso, essa ação é uma forma de conservação e aumento da vida útil do pneu. Caso a lama não seja eliminada das rodas, a tração pode acabar e consequentemente o veiculo para, outra sugestão é o uso dos pneus mais estreitos e altos para caso de atolamento.
Os pneus OTR são divididos em Radiais e Diagonais, todos desenvolvidos com alta tecnologia de construção de carcaça e compostos de borracha. Assim, resistem aos mais diferentes tipos de terreno e principalmente atendem todos os segmentos, tais como minas subterrâneas, pedreiras, operações industriais, entre outros.
Os pneus OTR oferecem uma resistência muito maior, pois são feitos para transportar grandes cargas. Por isso, o trabalho com estes pneus deve ser feito em etapas de até 8 km de distância e a velocidade não pode ultrapassar 65 km por hora. Estes pneus estão subdivididos em E3 e E4.
Tração especial, pois o desenho da banda de rodagem proporciona tração com carga especificada.
Proporciona tração especial com banda de rodagem profunda. Deste modo, os pneus desta categoria possuem resistência a impactos, mesmo em terrenos com muitas pedras e baixo índice de derrapagem lateral.
Por serem pneus próprios para trilhas e completamente preparados para todo tipo de erosão, inclinações de diversos graus, descidas e subidas, foram projetados com altíssima tecnologia, assim oferecem uma resistência maior nos terrenos mais agressivos e ameaçadores.