GARFO GRANDE PARA MAQUINAS E EMPILHADEIRAS


Corresponde a qualquer garfo para máquinas de 14 toneladas em diante. Esses garfos não possuem padrão de encaixe e sua fabricação é feita sob encomenda. A categoria de produto garfos grandes refere-se a todo e qualquer garfo que necessite de alta capacidade de carga. Consideramos nessa categoria máquinas a um garfo grande deve-se ter em mente dois conceitos primordiais para garfos industriais: CAPACIDADE DE CARGA e CETRO DE CARGA. A capacidade de um garfo varia de acordo com o seu centro de carga. Um garfo que possui capacidade de 1500 kg no centro de carga de 500 mm, a 700 mm suporta apenas 1000 kg. Quanto maior o centro de carga menor a capacidade de carga. Por isso quando se está buscando um garfo grande é muito importante saber qual o centro de carga que será utilizado na operação.

EXEMPLO:

Suponhamos que a carga a ser movimentada seja um cubo com 1000 mm de face e seu peso total seja de 10 toneladas. Logo o garfo para essa operação deve possuir a seguinte equação 10.000 kg no centro de carga de 500 mm. O centro de carga é geralmente a 1/2 do comprimento da carga a ser movimentada. (vide FIGURA 9).

Uma vez identificados à capacidade e o centro de carga necessários na operação, pode-se facilmente determinar o comprimento de lâmina e demais dimensões do garfo. O segundo conceito a ser observado é como determinar a capacidade de carga de um garfo. O que determina a capacidade é a bitola de aço (chamamos de bitola a "largura x espessura" barra de aço). Ex.: Um garfo para máquina de 2.5 toneladas possui a bitola de 100 mm x 40 mm (largura x espessura). A capacidade de carga de cada garfo sempre se garfo sempre se refere a sua capacidade individual, mesmo que a empilhadeira utilize sempre dois garfos. Essa capacidade individual de cada garfo recebe o nome de SWL que significa "Safe Work Load" ou capacidade segura de trabalho. Para descobrir qual o SWL de um determinado garfo em um centro de carga X, deve-se utilizar a seguinte formula matemática: SWL = (FT X A X E²) / D

Onde:

Ft = fator da matéria prima. Para cada matéria prima e processo de produção existe um fator diferenciado para a resistência do material. Para os garfos MSI-Forks utilizamos Ft= 4,684.

A = LARGURA DA BITOLA

E = ESPESSURA DA BITOLA

D = CENTRO DE CARGA

A MSI-Forks possui bitolas padrão para cada capacidade de carga, assim sendo, consulte sempre nossos especialistas antes de finalizar seu projeto.

Modernos processos de forja e tratamento térmico resultam em garfos mais leves, com maior durabilidade e máxima segurança na movimentação de cargas.

Conhecendo as partes que compõe os Garfos MSI

Antes de entrarmos nos tipos e famílias de cada um dos garfos para empilhadeiras, ao lado iremos conhecer a estrutura básica e comum a todos os garfos para empilhadeira.

É importante lembrar que: para garfos especiais é necessário desenvolver um projeto de acordo com a necessidade de cada aplicação. Não existe padronização de garfos especiais. Consulte sempre nossos especialistas antes de finalizar seu projeto.